Clique nas imagens para ampliar
Nos casos em que as engrenagens trabalham com correntes do tipo transportadora, pode-se utilizar vários sistemas diferentes para a usinagem dos dentes, sem perda de qualidade. Estes sistemas podem variar de acordo com as medidas da corrente para qual a engrenagem será produzida, sendo diferentes os critérios e conceitos relacionados a tolerâncias, folgas e raios de entradas e saída.
Quando fabricamos engrenagens para correntes transportadoras devemos levar em consideração além das medidas originais da corrente, fatores externos presentes na área de trabalho do equipamento que possam influenciar no engrenamento dos dentes da mesma, como dilatação dos materiais por temperatura, o alongamento do passo da corrente ou até mesmo elementos agregados aos rolos ou aos dentes. Por isso ao se fabricar as engrenagens para correntes transportadoras é necessário usar um coeficiente de folga nos raios dos dentes para acomodar estas possíveis adversidades sem forçar o engrenamento ou tencionar excessivamente os elos da corrente.
Já quanto aos materiais usados na confecção destas peças e dependendo da aplicação, podem ser metais ferrosos e não ferrosos, aços inoxidáveis, plásticos de engenharia entre outros.
- Pode-se também, quando em materiais ferrosos submetê-los a um procedimento de têmpera para endurecimento dos dentes e assim aumentar sua resistência ao desgaste por atrito, aumentando assim consideravelmente sua vida útil.
Quando falamos na forma construtiva de uma engrenagem existem algumas variações relevantes, sendo os tipos mais comuns:
A1 – Sem cubo
B2 – Cubo unilateral (corpo único)
B3 – Cubo unilateral soldado
B4 – Cubo bilateral (corpo único)
B5 – Cubo bilateral soldado
D – Cubo unilateral removível (aparafusado)
BP – Bipartida
Nossas engrenagens por padrão e quando não são solicitadas de forma diferente, são fornecidas nos tipos B2 ou B4 (dependendo de seu diâmetro) e com furo piloto, mas quando solicitadas podem ser enviadas em outras formas construtivas, furo com acabamento para eixo incluindo entalhes e roscas para travamento de chavetas, encaixe de rolamentos, anéis expansores, buchas cônicas de aperto.
A IndusCor Fabrica e comercializa os mais variados tipos de engrenagens para correntes transportadoras, vide abaixo alguns exemplos:
Engrenagens para correntes transportadoras com rolos pequenos
Engrenagens para correntes transportadoras com rolos grandes
Engrenagens para correntes transportadoras de arraste
Engrenagens para correntes transportadoras SBS
Engrenagens para correntes transportadoras de placas altas
Engrenagens para correntes transportadoras SM-1200
Faça o download de nosso catálogo e consulte nossa equipe de vendas, para projetos especiais dispomos de um departamento de engenharia para auxiliar nossos clientes em novos desenvolvimentos.
Para saber mais sobre Engrenagens para correntes transportadora
Ligue para (11) 3990-0990 ou clique aqui e entre em contato por email.
Para saber mais sobre Acoplamento de corrente
Ligue para (11) 3990-0990 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!